quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Micose nas Unhas! Que tal cuidar?

Olá meninas,

Qual de vocês não gosta de ter as unhas sempre lindas, limpinhas e livres de manchas e doenças? TODAS NÓS!!! Não é mesmo?
Mas infelizmente, por questão hereditária, uso de materiais não higienizados, falta de higiene, entre tantos outros inconvenientes, muitas mulheres acabam sofrendo deste mal. A Micose de Unha.

O que é a micose?
A micose de unha é uma infecção causada por fungos que atinge as unhas das mãos e dos pés. Surge de forma silenciosa e pode afetar homens e mulheres de todas as idades, porém a prevalência aumenta com a idade, sendo mais comum em idosos e, pouco freqüente, em crianças.

São fatores predisponentes ao desenvolvimento da micose de unha: clima quente e úmido, histórico familiar, aumento da idade, traumas nas unhas, diabetes, entre outros.

A incidência é maior nos pés, devido ao ambiente ser mais úmido e quente, decorrente de uso freqüente de sapatos, crescimento mais lento das unhas dos pés do que das mãos, possibilidade de traumas causados por calçados apertados ou pisões, por exemplo.
A micose de unha não é apenas uma questão estética, mas um problema de saúde, podendo afetar a qualidade de vida das pessoas.
Algumas complicações que podem aparecer se a micose de unha não for devidamente tratada:
- Dor e desconforto ao andar e calçar os sapatos;
- Reaparecimento de micoses na pele do pé (como o pé-de-atleta, "frieiras"), após já terem sido tratadas;
- Aparecimento de infecções bacterianas;
- Contágio de outras pessoas.


O que são fungos?
De uma forma geral, podemos dizer que há espécies diferentes de fungos e também que eles são uma forma de vida bastante simples. Entre suas diferenças, há aqueles que são extremamente prejudicais para a saúde do homem, provocando inúmeras doenças. Há ainda os que parasitam vegetais e animais mortos. Os que servem para alimento e até aqueles dos quais se podem extrair medicamentos importantes para o homem, como a penicilina.
Existem mais de 230 mil espécies de fungos, mas apenas 100 causam micose. Como eles estão em toda parte, praticamente todas as pessoas ficam expostas a eles. Quando encontram condições favoráveis, como umidade e calor excessivos, os fungos podem se reproduzir e desencadear a infecção.

Como os fungos entram nas unhas?
Os fungos estão em todos os lugares, inclusive em várias partes do corpo humano. Mas isso não é suficiente para que a micose se desenvolva. A umidade é fator fundamental, pois com ela a queratina fica mais macia e facilita a entrada e desenvolvimento dos fungos.
Existem situações que propiciam o desenvolvimento de fungos. Períodos de baixa imunidade, estresse, imunodeficiências, ou ainda os tratamentos com imunossupressores ou antibióticos sistêmicos favorecem o desenvolvimento das micoses.


Como identificar
Observando qualquer alteração na coloração na espessura ou formato de suas unhas, procure um médico ou farmacêutico.
Unhas manchadas - podem apresentar manchas esbranquiçadas, amarelas ou pretas.
Descolamento das unhas – com o tempo se separa da carne ficando oca.
Deformação e destruição – diante o avanço do fungo as unhas perdem sua forma natural.
Espessamento das unhas – vai ficando cada vez mais grossa.

Quanto antes iniciar o tratamento, mais rápido e saudáveis suas unhas voltarão a crescer!

Qual é o médico especialista no assunto?
Para diagnosticar corretamente a doença e o tratamento adequado, o ideal é procurar um dermatologista, ele é o profissional mais indicado. Farmacêuticos e podólogos também são fontes de informação. Estes profissionais podem ajudar a diagnosticar a doença, mas sempre, o mais indicado é procurar um médico.
Outras doenças também podem causar alteração nas unhas, por isso, a importância do diagnóstico correto, para que o tratamento mais adequado seja instituído.

Formas de contágio
Quem pode pegar Micose de Unha?

Todas as pessoas podem pegar micose de unha, contudo há pessoas com maior tendência para sofrer da infecção:
• Quem usa piscinas e/ou balneários públicos;
• Os praticantes de esportes e as pessoas mais idosas;
• Os que têm pé-de-atleta (frieira – micose superficial da pele do pé);
• Mulheres, devido ao uso de sapatos apertados, bico fino, salto alto;
• Profissionais de limpeza e jardinagem; pois estão em contato constante com água e terra;
• Quem tem problemas como a diabetes, doenças cardiovasculares e imunodeficiências, etc.
A micose de unha normalmente surge por exposição direta aos microorganismos. Usualmente as unhas entram em contato direto com o fungo ou são invadidas por contágio pela infecção (pé-de-atleta).

Remédios da Vovó*.* Receitinhas Caseiras

Eu chamo assim, toda e qualquer dica caseira 'dos tempos da vovó' que as nossas mães, tias, madrinhas e vovós dizem dar certo. E claro, algumas super funcionam. Não é por conta disto que deixaremos de ir ao médico para procurar a causa e tratar do nosso problema, mas se a receitinha pode ajudar, por que não, né? 
Anota aí:
Além de má aparência, a micose tem cheiro ruim. Mas existe uma solução caseira que pode resolver o problema. 
1 Coloque 1 colher (sopa) de cravo num vidrinho cheio de azeite. Leve ao fogo em banho-maria, com a tampa aberta, por alguns minutos, até que fique quente. Em seguida, tampe o frasco e use regularmente sobre a micose até que a mesma desapareça. A solução também pode ser usada em casos de frieira ou quando as unhas estiverem quebradiças, rachadas ou fracas.
2 Coloque dentro de um vidro de clorexidina (Merthiolate) um dente de alho grande amassado e aplique sobre as unhas três vezes ao dia durante um mês. Ambos os componentes se complementam para combater os fungos e a micose desaparece completamente.
3 Todas as noites antes de dormir já com os pés limpos, lixe as unhas que estão com micose até que fique sem brilho, com o auxílio de um algodão aplique um pouco de água oxigenada para limpar bem o local em seguida aplique Vick Vaporub em toda unhas, durante 3 meses, até o fungo desaparecer completamente.
4 Compre em farmácias ou lojas de cosméticos vaselina em pasta e misture com um pouco de ácido bórico até que se forme uma pomadinha e aplique sobre as unhas limpas por cerca de 60 dias consecutivos. Dentro desse prazo a micose desaparece por completo.
5 Antes de fazer as unhas aplique com um algodão um pouco de vinagre em todas as unhas. O vinagre elimina boa parte dos fungos.

CONSULTE UM DERMATOLOGISTA!!!MICOSE É DOENÇA E PRECISA SER TRATADA O QUANTO ANTES!

Aproveitem as dicas, observem suas unhas e sejam 'chatas' quanto aos acessórios de vocês e/ou de suas manicures. É muito melhor prevenir do que remediar!!!
Fontes Pesquisadas Web:Google / Lorecyl/Dicas de Mulher / Livro Dicas do Fundo do Baú

4 comentários:

  1. Bom dia Le adorei as dicas...e vejo muitas micoses em pés e acho que tem várias pessoas que não sabe como eliminá-las.
    Super interessante o post ADOREI

    - Resenha nova no blog bora conferir ;)

    Beijoss *-*

    ==> Blog Resenhas da Pâm

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pam é verdade. Minha mãe tem em duas unhas da mão e sei o quanto ela sofre. É preciso prevenir. Beijos

      Excluir
  2. parabens otma dicas tenho uma amigA que esta precisando muito

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...