quarta-feira, 3 de agosto de 2011

O que vestir na entrevista para um novo trabalho?

Um assunto bem interessante, que o seguidor do blog Marcelo Martins pediu pra eu postar, é exatamente uma dúvida que acompanha muuuuitas pessoas na hora de ir a uma entrevista de emprego.
Um currículo bem elaborado e impresso, portifólio pessoal e atualizado, boa dicção e firmeza na hora de responder as questões. Com certeza esses pontos são muito importantes para conquistar uma vaga de emprego. Mas, além disso, a apresentação pessoal é essencial para causar uma boa impressão.Aliás, é FUNDAMENTAL, afinal de contas a primeira coisa que o selecionador vê é você, antes de analisar todo o material que você apresenta a ele.
E para quem ainda tem dúvidas, aí vai a resposta: a roupa faz, sim, diferença na hora da entrevista de emprego. "A escolha de o que vestir é fundamental.
Lembre-se que a atenção do selecionador tem de ficar nas experiências e competências do profissional e não focada em extravagâncias, exageros e aberrações. Selecionei algumas opções de roupas bem legais femininas e masculinas, para vocês terem uma idéia de looks que podem fazer toda a diferença e destacar vocês de outros concorrentes.

MULHERES: Um terninho básico, camisa bem passada e um lenço no pescoço. Pronto! A mulher fica elegante, discreta e bem profissional. O terninho passa seriedade.
Você pode tentar também uma calça escura, uma camisa clara e um lenço colorido.
E para aquelas que não dispensam um jeans, que seja uma calça nova (sem ser o jeans surrado do dia a dia), sem detalhes berrantes e claro, camisa, um blaser ou uma camisete. 
Para quem prefere trocar a calça pela saia, opte pelo modelo secretária. Reta, discreta, sem detalhes e no mínimo na altura do joelho. Mais curta para entrevista, pode ser vulgar. Veja alguns modelos do que cai muito bem:



Look para quem gosta de jeans



A maquiagem tem que ser discreta. Nada de batons vermelhos, nem cores vibrantes e fortes. Prefira o rosa e tons nude (dor da pele). Se for realçar os olhos, o restante da make tem que ser bem discretinho. Esqueça cílios postiços, blushs fortes e brilhos.


Brincos muitos grandes, muito chamativos, argolas grandes, pulseiras barulhentas e colares exagerados também devem ser dispensados. Prefira jóias ou bijus discretas, pequenas e mais sérias.
E os sapatos também devem ser cuidadosamente escolhidos e as cores não podem ser extravagantes. Ah! Nem muito altos. Prefira os confortáveis.

Cabelos, sim, eles fazem o rosto! Então, sempre lavados, penteados e pra quem tinge, sempre com a cor em dia. No quesito higiene, os cabelos mal cuidados causam a primeira impressão. E se for ruim, ai ai ai ... Unhas e dentes também limpinhos e uma balinha na bolsa, pode ajudar! rs #Fica a dica!!!



Para os HOMENS, vale a mesma dica das mulheres no quesito roupas. Pela hierarquia da vaga, é possível determinar a roupa com a qual se deve ir a uma entrevista.
Se optar pelos ternos, que sejam escolhidos os com cores mais convencionais: azul marinho ou cinza escuro. E se for usar apenas a calça social, opte pelas cores escuras: azul marinho, cinza chumbo e preta.
As camisas devem estar sempre bem passadas e engomadas. E as cores devem ser neutras. Para os ternos escuros, brancas e tons mais claros são a melhor pedida.

Se nós, mulheres, podemos brincar com bolsas e acessórios para compor o look, como o caso dos lenços, o homem pode brincar com a gravata. Ela deve ser alegre, mas sem estampas. Prefira as listradas, lisas ou com alguma sobreposição de tom sobre tom.



Se optar pelo jeans, prefira os mais escuros com camisas listradas ou tons mais escuros também. Um blaser por cima, cai super bem.
As camisas sempre pra dentro da calça, com cinto combinando ou no mesmo tom dos sapatos.


Cabelos sempre bem cortados, penteados e limpos. E o primordial 'a barba sempre muito bem feita'. Unhas limpas também causam ótima impressão.

Dicas importantes, além de todas as mencionadas acima:
Homens evitem os brincos, piercings e tatuagens a mostra na entrevista (o lance da tatoo, vale para as Mulheres também);
Meninas nada de decotes e pernocas ou costas de fora tá!?
Se for fumante, evite fumar antes da entrevista, porque nada pior do que entrevistar um cinzeiro  rsrs
Perfumes discretos para não deixar o selecionador com dor de cabeça ou com a rinite atacada!
Meninas, as bolsas, pendure no braço da cadeira. Ficar mexendo no zíper enquanto responde as perguntas ou fala de você, passa a sensação de insegurança e dúvida.

No mais é apresentar além de um look super 'decente', o melhor de cada um!
Boa sorte e espero que tenham gostado! BeijOkas*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...